quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

EACRE 2013 - Dias 16 e 17 - São Paulo Sul I - Instituto Sagrada Família - Santo Andre - SP




Equipistas, conselheiros espirituais, Casais Responsáveis, Casais Ligação, entre outros, estiveram reunidos nos dias 16 e 17 de fevereiro no Instituto Sagrada Família, Santo André / SP, com objetivo comum: a realização do EACRE 2013.
Trazendo-nos pouco a pouco à realidade espiritual necessária ao desenvolvimento do evento, o nosso querido Bispo Dom Nelson presidiu a missa inaugural, abrindo nossos corações à ação do Espírito Santo.    
Orientados certamente pela mesma ação, os organizadores estabeleceram um feliz  comparativo de uma Equipe de base com uma locomotiva e seus vagões: Os Equipistas foram divididos em locomotivas, por cores, cada qual representando uma composição férrea.
Um vídeo foi apresentado para esclarecer a proposta inicialmente lançada: a locomotiva trilhava uma estrada de ferro quando, de súbito, um rombo na estrada aparece! Emoções são percebidas: medo, vontade de desistir, indiferença... a locomotiva, por sua vez, sentiu que não era hora de lamentações! Tomou distância e, com um impulso, saltou por sobre o obstáculo que impedia o avanço! Já do outro lado, enquanto os outros vagões tentavam entender o que aconteceu, a locomotiva lhes chama a atenção: o obstáculo foi ultrapassado. Força e coragem, a estrada continua. Juntos iremos trilhar os caminhos necessários até atingirmos o objetivo!
Desnecessário dizer (mas não resistimos) que a composição era uma Equipe de Base. A locomotiva espelha a importante função o Casal Responsável. Os demais vagões, Equipistas, cada qual com sua reação diversa, apresentada diante de eventuais problemas.
Confiemos em nosso Casal Responsável. Oremos por eles, e quando adversidades surgirem, vamos juntos combater os sentimentos negativos, buscando a melhor solução juntos, com coragem e discernimento!
Nossa: fomos contagiados com o Espírito do evento no primeiro minuto! Sentíamos união e sede de aprendizado no ar!
E quem aplacou com louvor esta sede, em um primeiro momento, foi o Casal Responsável pela Província Sul I, Hermelinda e Arturo: como é bom escutar palavras de pessoas intelectual e espiritualmente preparadas!
Exaltaram que em 2013, as Equipes de Nossa Senhora estão sendo invocadas a percorrer um importante caminho: “O caminho da vida espiritual em casal”.(livro tema 2013). De acordo com orientações da Super Região Brasil, e de encontro às premissas traçadas no encontro de Brasília, o Equipista deverá continuar percorrendo um caminho já iniciado no “Vem e segue-me”, atendendo a dois pontos principais:
“Vida de casal”, que pede participação na eucaristia, aprofundamento em casal nas obras de nosso fundador e, por fim mas não menos importante, o ponto concreto Regra de Vida.
Já a invocação “Vida do Movimento” nos pede atenção nas formações dos casais pilotos, conhecimento dos estatutos da Equipes (agora anexo ao guia das Equipes), auxilio na formação de novas Equipes.
Ainda neste particular, a Super Região nos pede que dediquemos um tempo para o estudo do livro “A reunião de Equipe”: a sugestão é que o tema seja estudado em 08 reuniões, acompanhadas de exercícios para melhor fixação e aproveitamento.
Também foi exaltada a necessidade de atendermos com maior carinho nossos casais jovens, que integram nossas Equipes de Base.
Por conta de suas vidas atribuladas, o movimento detectou que nossos casais jovens não estão conseguindo organizar seu quotidiano para realizarem suas orações conjugais / familiares, ou mesmo para atender as necessidades um do outro.
Por fim, conclui que para ousar o evangelho há se ter um coração pleno de amor de Cristo, acolhendo e tomando conta daqueles que necessitam!        
Passo seguinte, já imbuídos do espírito proposto pelo encontro, Padre Paulo Renato abordou com propriedade características do tema 2013, “O caminho da vida espiritual em Casal”, de forma bastante inteligente e divertida!
Lembrou que temos sempre que alimentarmos nossa espiritualidade de maneira adequada, para que possamos usufruir desta condição, verdadeiros católicos, em todas as searas de nossas vidas, em especial em nossa relação conjugal / familiar.
Que o homem não seja condicionado a realizar atos movidos por sua natureza, mas que tenha esclarecimento e espiritualidade suficientes para eleger a decisão correta frente as situações que lhes são apresentadas, tanto na vida familiar quanto na vida social.    
Padre José Ailton nos recordou que estamos vivenciando o “ANO DA FÉ”.
A igreja, tendo por escopo os apelos do nosso então Papa Bento XVI, convocou como um todo o 2º ano da Fé, coincidindo com o aniversário de 50 anos do Concílio Vaticano II. A palestra nos fez pensar em questões delicadas, que agora deixamos para que os leitores meditem: A Fé ainda tem espaço neste mundo que se apresenta? Para que nos serve a Fé?
É necessário que o Cristão responda estas questões com segurança, para que possa viver plenamente a vocação a qual é chamado. Afinal, o católico tocado pela Fé, com alegria, é a maior prova da existência de Deus!
O casal Vera e José Renato, por sua vez, nos lembrou de um importante e empolgante evento que se aproxima: 3º ENCONTRO NACIONAL – APARECIDA / SP, em 2015.
Oportunidade única de participarmos de um evento tão significativo, que será realizado em um Santuário tão querido por nosso povo!Trocas de experiências, encontros fraternos, oração e celebração em comum, testemunhando pelos meios de comunicação (rádio e TV aparecida) a vivência do amor e da espiritualidade conjugal.
Lembrando: hoje somos 42.979 Equipistas em todo o País, sendo que 53% deste número moram a menos de 400km do local: podemos esperar grandes coisas deste momento! Que oportunidade! Não deixem de comparecer! 
Como não poderia faltar, o tema JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE foi abordado com grandes expectativas!! Este tema ficou sob a tutela do seminarista Guilherme, que integra a comissão da JMJ da diocesse de Santo André, e que abordou o tema com oratória extremamente pontual e inteligente! Estamos de olho neste seminarista, Equipe!
Nada menos que 2.000.000 de jovens são esperados no Rio de Janeiro, cidade que abre as suas portas para a realização deste marco em nossas vidas, tudo sob a responsabilidade de sua Arquidiocese!!
A Jornada Mundial da Juventude, que se realiza anualmente nas dioceses de todo o mundo, prevê a cada 2 ou 3 anos um encontro internacional dos jovens com o Papa, que dura aproximadamente uma semana. A última edição internacional da JMJ foi realizada em agosto de 2011, na cidade de Madri, na Espanha, e reuniu mais de 190 países.
A XXVIII Jornada Mundial da Juventude será realizada de 23 a 28 de julho de 2013 na cidade do Rio de Janeiro, e tem como lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19).
Importante lembrar da pré-jornada, a chamada semana missionária: Jovens apresentam suas cidades e mostram que a JMJ Rio2013 se faz presente em todo o lugar. Data: 16 a 20 de julho de 2013. Se você deseja participar e acolher alguns destes jovens, já que aguardamos em nossa diocese aproximadamente 5.000 deles, acesse o canal Pré-Jornada, no site oficial www.rio2013.com para maiores informações.
No mesmo compasso, aclamando a participação ativa dos jovens na Igreja católica, foi abordado pelo Padre Rinaldo, SCES Santo André o tema deste ano da CAMPANHA DA FRATERNIDADE: “EIS-ME AQUI, ENVIA-ME” (Is 6,8).
Segundo declarado pelo CNBB, a CF é itinerário de conversão pessoal, oportunidade para refletirmos e rezarmos com os nossos jovens, reapresentando-lhes o Evangelho como SENTIDO DE VIDA E MISSÃO.
O maior desafio proposto será o de acolher o jovem, no contexto de mudança de época, oferecendo caminhos para que possam ser protagonistas na vida de Jesus, não meros coadjuvantes. Sensibilizar para que sejam agentes transformadores da sociedade, contando com seus dons e talentos.
Mais do que contar, confiar neles, acolhe-los definitivamente na comunidade: considerar o jovem lugar teológico, ou seja, onde Deus se revela.
A campanha pretende abordar as mais variadas facetas dos relacionamentos que se apresentam em nossos dias: meios de comunicação, redes sociais, a rapidez com que as noticias, os fatos percorrem vastos campos! Priorizar a possibilidade de se utilizar estas ferramentas de modo eficiente, coibindo que relações sejam construídas somente por estes meios. Também pretende tratar das dificuldades sociais que atingem diretamente os jovens. Conscientizar a comunidade de que o Jovem é o presente da Igreja, e não o futuro.
Temos que nos acostumar a confiar plenamente em suas capacidades, delegando-lhes tarefas em nossas paróquias, acolhendo a voz de Deus que fala através deles!
Como Pais que confiam em seus filhos, atribuindo-lhes cada vez mais liberdade, em resposta à responsabilidade que assumem, a igreja deve realmente se abrir para estas realidades, sob pena de tolher capacidades valiosas, torrnando-se desfigurada às exigências atuais.
Por vezes, somos tentados a tratá-los com certa desconfiança, não é?
Redigindo este texto lembrei de um fato que espelha, guardada proporção, este cenário:
Outro dia estávamos eu e minha esposa, debruçados na pia da cozinha (vergonhosamente há mais de meia hora) na vã tentativa de capturar dois peixinhos que deviam ser separados de um aquário maior lá de casa. Motivo: eram agressivos, deviam ser apartados, como disse minha filha, “para que aprendam a não machucar os outros”. 
Estávamos irritados com a situação. Não conseguíamos concentração suficiente, nem precisão nos movimentos para realizar a tarefa, que, de início, nos parecia deveras suave. Discutíamos, enquanto realizávamos a tarefa (ou melhor, tentávamos), sobre mundanidades que haviam nos aborrecido naquele dia em especial, ignorando os apelos da pequena para que a deixasse tentar, aos prantos.
Fartos e esgotados, dei a peneirinha em suas pequenas mãos, mais para que parasse de “atormentar” do que confiando que tivesse êxito em sua importante missão.
Trinta segundos depois, nadavam os infratores em sua destacada “cela” aquática!
Pasmos, ficamos olhando para a menina como se víssemos um OVNI. Ela disse: Vocês estavam muito nervosos, preocupados com outras coisas, seus problemas. Além do mais, papai, você é muito afobado, e já não enxerga com antes! Precisa confiar em mim!
Calados, demos um beijo em sua bochechinha, e tomamos outro rumo. Muitos verbos haviam a serem meditados, contidos subliminarmente naquela simples lição: delegar, confiar, acreditar...
Se não deixarmos nossos filhos, nossos jovens, tomarem realmente as rédeas das coisas de vez em quando, estaremos tolhendo seus potenciais latentes, e a Igreja perderá valiosos reforços!
Há uma canção que entoa as rádios, com um refrão que impele a juventude há “CELEBRAR, COMO SE AMANHÃ O MUNDO FOSSE ACABAR”: Sim, o espírito é este mesmo, jovem! Celebrar, trazer ao momento em que se esta vivendo a presença viva do Deus que tudo pode, entregando sua vida, seus pensamentos, seus sentimentos, como se nada mais importasse, como se só este momento já valesse toda uma existência!
Isto! Tudo na vida depende da espiritualidade, com qual prisma você permeia a luz dos acontecimentos, com que disposição você recebe, processa e devolve ao mundo o que o mundo lhe oferece!
Cuidemos de nossas ENSJ – Equipes de Nossa Senhora de Jovens, como bem foi abordado o tema: cativar e cuidar de nossa juventude, oferecendo-lhes ferramentas para a construção de um futuro melhor.
Para quem desejar saber mais, acesse www.ejnsbrasil.com.br.
Confiemos e nossos jovens! Eles não são o futuro da igreja: são o presente, o presente que Deus dá à humanidade para que, com seus pensamentos e explosão, atuem como discípulos.

Beijos e Abraços
Casal Márcia e Fernando – ENS Santíssima Virgem - SulI