segunda-feira, 31 de julho de 2017

Retiro - o PCE do ano (testemunho II)

Entre os dias 14 a 16 de julho/17, estivemos reunidos com outros 15 casais no Seminário João XXIII no Bairro do Ipiranga/SP para participar do retiro anual que o Movimento sabiamente nos propõe como Ponto Concreto de Esforço. Um momento reservado especialmente para nos colocar diante do Senhor e refletir, com o coração e mente abertos, sobre nós mesmos, sobre a nossa condição de vida e como a estamos vivendo.

O pregador do retiro foi o Padre Edvaldo Pereira e a organização esteve a cargo das ENS Santíssima Virgem e Guadalupe. O tema central, “Junto a Ti, buscarei outro mar”, foi extraído do canto “A Barca”, muito apropriado para colaborar no nosso estudo deste ano: Pontes Sim, Muros Não.

A acolhida e a presença constante do pregador também para o atendimento pessoal a quem desejasse criou um clima de muita paz e serenidade ao longo de todo o retiro possibilitando um verdadeiro encontro com o Senhor.

As reflexões apresentadas, muito bem fundamentadas, nos levaram a questionar o nosso caminho de fé, como pessoa e como casal, qual foi a nossa primeira experiência de Deus, que imagem temos d’Ele e como sabemos que Ele nos quer nas ENS. Apresentou-nos várias pistas para nos orientar em nossa meditação contidas nos exemplos de vida de Santo Antônio, de Santo Agostinho e do Padre Vieira, para concluir que o evangelizador deve deixar-se tocar pela palavra, viver com respeito, acolhida, igualdade fraterna e com capacidade de escutar, inclusive nas adversidades, pois o amor de Deus precede o nosso amor. Ele se manifesta em nossas relações/atitudes, “a palavra é viva quando as obras falam”.

Deixou-nos uma perola de reflexão para o nosso “Dever de Sentar-se” baseada no livro “Os quatro compromissos”.  Inicialmente lembrou-nos que este ponto deve ser cumprido de forma trinitária: sob o olhar do Pai, com a misericórdia do Filho e a ação do Espírito Santo. Desta forma, devemos ser cuidadosos com as palavras, não levar nada para o lado pessoal, não tirar conclusões sem ouvir e neste caso ter a coragem de perguntar e finalmente dar sempre o melhor de si.

Eunice e Sidney
ENS MÃE DOS EMIGRANTES